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Cadastre seu site
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O que cadastrar?
Informações relativas às relações de consumo, referentes a produtos, serviços, normas técnicas, legislações, direitos e deveres, características, qualidade, origem, composição, análises, ações e decisões judiciais, preços, orientações, dicas, como e onde reclamar, impacto ambiental, saúde, segurança e descarte de produtos.

Que sites podem ser cadastrados?
Só podem ser cadastrados sites que não contenham anúncios ou vendas (fins comerciais), porém é permitida a oferta de produtos ou serviços típicos de organizações sem fins lucrativos (como livros, pesquisas, assinaturas de revistas e periódicos). É possível, também, haver patrocínio no site, com a presença de marcas, não envolvendo negócios de produtos ou serviços. Ex.: um laboratório farmacêutico que patrocina um site de associação de diabéticos sem oferecer para venda nenhum medicamento específico. Mas lembre-se, antes de cadastrar seu site, verifique na lista de parceiros, em Quem Somos, se o mesmo já foi cadastrado pelo Portal do Consumidor. Em caso afirmativo, envie um e-mail para o Portal que informaremos sua senha e número de cadastro para que possa fazer as alterações necessárias.

Como cadastrar?
Para cadastrar um Site/Página no Portal do Consumidor, é necessário que sejam percorridos cinco passos, preenchendo algumas informações da ENTIDADE, do CONTATO, do SITE e da PÁGINA a ser cadastrada. A ausência de informação, destacadas como "obrigatória", contendo um (*) ao seu lado, não permitirá a efetivação do cadastro. O Cadastramento se inicia a partir da Página Principal, clicando em "Cadastre seu site" e logo na página seguinte em CADASTRAR.

1º passo - Dados da Entidade
  • Identificação da entidade: nome completo e sigla ou nome fantasia;
  • Cidade: local onde está localizada a sede da entidade;
  • Unidade da Federação: sigla do Estado da sede da entidade;
  • Telefone e fax: números da entidade;
2º passo - Contatos
(Dados da pessoa de contato na entidade que responderá pela informações prestadas, passando a ser o canal de contato e relacionamento com o Portal do Consumidor).

  • Nome: nome completo do responsável pelo cadastro e pela sua atualização;
  • E-mail: endereço eletrônico do responsável pelo cadastramento;
  • Telefone / Ramal: número de contato do responsável pelo cadastramento;
  • Cargo: função do responsável pelo cadastramento;
Destacamos a necessidade do correto preenchimento das informações acima e em especial o e-mail que será usado de forma automática pelo Portal do Consumidor para comunicar os avanços das pesquisas e a audiência aos dados catalogados dos parceiros.

Após preenchido os dados do 2º passo, deve-se clicar no botão "Termo de Adesão" que será apresentado contendo as regras de aceite da entidade em cadastrar os seus junto ao Portal do Consumidor. Os passos seguintes só acontecerão se for confirmado o "ACEITE" ao Termo de Adesão.

3° passo - Site
(Dados do Site onde se encontra a página(s) que será (ão) cadastrada(s))

  • Nome do site: título apresentado na página principal. Pode ser ou não o mesmo nome da Entidade;
  • Endereço do site: URL - endereço que consta na página principal do site. Mesmo que a página do site a ser cadastrada não seja a primeira - home-page - o endereço aqui colocado é o do site ou do domínio no qual a página cadastrada se refere;
  • Descrição da entidade: resumo do negócio da entidade a qual as páginas catalogados estão vinculadas.
4º passo - Página
Nesse passo escolha a categoria, dentre as listadas pelo Portal do Consumidor na qual a página melhor se encaixa. Dentro destas categorias existem diversas subcategorias, e você poderá sugerir o cadastro da página em uma delas. O enquadramento da página na categoria / subcategoria irá facilitar aqueles usuários que forem fazer suas pesquisas a partir desta opção.

O item mais importante do cadastramento para as páginas a serem cadastradas é no preenchimento das PALAVRAS CHAVES, as quais consideramos as palavras mágicas. Essas palavras devem ser a mais próxima do possível da forma com que o consumidor possa interagir com o seu site, permitindo e facilitando a busca. Devem ser cadastradas as palavras, seus sinônimos ou as expressões populares como são conhecidas, de forma a facilitar ao máximo a busca da informação.

Exemplo 1 - "bloco de concreto" - também deve ser cadastrado "tijolo de concreto";

Exemplo 2 - "preservativo masculino" - também deve ser cadastrado "camisinha".
  • Descrição da página: descrever em 250 caracteres informações sobre a página a ser cadastrada, de forma clara e resumida. Quanto mais termos sobre o conteúdo da página estiverem na descrição, maior será a exatidão da busca realizada pelo consumidor. Isso porque, todas as palavras da descrição da página serão utilizadas como busca para a página cadastrada;
  • Essa será a informação espelhada no resultado da busca no Portal do Consumidor, portanto quanto mais sucinta e objetiva for, maior será o interesse do Consumidor em pesquisar a página indicada;
  • Categorias disponíveis: classificar a página de acordo com a categoria na qual suas informações estão inseridas. Uma página pode ser classificada em mais de uma categoria quando tratar de assuntos diversos. Para isso, deve ser escolhida uma categoria e o sistema abrirá as subcategorias existentes;
  • Subcategorias: para cada categoria a página pode ser classificada em uma ou mais subcategorias, de acordo com as informações que contém. Essa classificação é fundamental para facilitar a busca por assunto;
  • Área de abrangência: normalmente deve ser levada em conta a área geográfica de atuação da instituição responsável pelo site. No entanto, se tratando de informações que possam ser utilizadas nacional ou regionalmente, a área de abrangência deve ser BRASIL;
  • O Portal do Consumidor procura fazer uma distinção entre sites regionais e não-regionais. Se seu site sugerido é de interesse particular ou relevância para um estado específico, então coloque-o na hierarquia regional caso contrário coloque como nacional, escolhendo Brasil.
  • Após o cadastramento da categoria / subcategoria e área, poderá ser repetido o procedimento para cadastrar uma nova categoria / subcategoria e área.
  • A hierarquia interna de cada categoria e subcategoria pode mudar ao longo do tempo para distribuir melhor seus registros, porém estes se manterão conservados.
  • Endereço da página: URL – Endereço da página que está sendo cadastrada;
  • Palavras de busca: listar palavras que identifiquem as informações constantes da página cadastrada. Palavras com significados amplos que facilitem a busca, sinônimos e expressões, não esquecendo das específicas como nomes de produtos ou serviços relacionados à página. As palavras devem ser separadas por vírgula e sem espaço.
5º passo - Finalização do Cadastramento
  • Confirmar Cadastro: Antes de confirmar seu cadastro, verifique se todas as informações foram colocadas corretamente. Após a confirmação, o Portal do Consumidor irá lhe informar seu número de cadastro (ID) e uma senha que devem ser mantidos para qualquer alteração futura;
  • As solicitações de cadastramento enviadas serão revisadas por uma equipe especializada, que analisa e confere o funcionamento e conteúdo de cada uma das páginas submetidos ao cadastro, quanto:
  • O site e página realmente existirem no endereço fornecido;
  • A descrição estar de acordo com o conteúdo da página;
  • A descrição sugerida estar coerente, objetiva e clara para os usuários;
  • A categoria/subcategoria estar adequadamente enquadrada no catálogo; e
  • A página conter algum tipo de propaganda ou veículo, algum tipo de venda de produto e serviços.
Após estes 5 (cinco) passos terem sido seguidos e verificados criteriosamente, e as informações fornecidas estejam de acordo com nossos critérios editoriais, a página cadastrada passará a fazer parte do nosso catálogo. Logo após a inclusão, você receberá um e-mail automático de confirmação.

Ao finalizar o cadastramento da página, o Portal do Consumidor gera automaticamente uma senha para a página cadastrada, mas é possível, se for conveniente ao parceiro cadastrado, modificar a senha. Basta clicar em Alterar Senha e preencher os campos solicitados: ID, Senha e Nova Senha.


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