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Servio dos Correios piora e irrita clientes
18/2/2013
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Encomendas que no chegam, embalagens violadas e rastreamento ineficiente so as principais queixas


Servio ruim: Carlos Eduardo recebe com frequncia correspondncia que deveria ter sido entregue em outros endereos
Foto: Paula Giolito / O Globo
Servio ruim: Carlos Eduardo recebe com frequncia correspondncia que deveria ter sido entregue em outros endereos Paula Giolito / O Globo


RIO O servio dos Correios tem causado irritao e desconfiana no consumidor. So encomendas que nunca chegam ao destino, embalagens violadas, correspondncias entregues em endereo errado, alm da dificuldade de utilizar o rastreamento disponvel no site da empresa. Levantamento feito, a pedido do GLOBO, pela prpria empresa em sua central de atendimento mostra que no ano passado as queixas referentes a atrasos aumentaram 10,41% na comparao com 2011.

Nmeros do Sistema Nacional de Informaes de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministrio da Justia, que rene os registros de todos os Procons do pas, indicam que no ano passado houve 1.611 reclamaes contra os Correios, 3,2% a mais que em 2011. O atraso na entrega de correspondncias e encomendas a principal reclamao.

Postei um Sedex que extraviou e nunca chegou ao destino. Depois de meses de pedidos de informaes, diversas ligaes e e-mails enviados, nunca obtive uma resposta, a no ser que deveria aguardar. A resposta demorou, mas chegou! Em retorno minha reclamao, diziam que eu deveria receber ressarcimento, por ordem de pagamento no Banco do Brasil, aps dez dias teis do recebimento do e-mail. O prazo acabou. E adivinhem? Nada de dinheiro no banco. So meses de agonia e descaso, escreveu a esta seo a leitora Valria Cristina Costa, de Angra dos Reis.
A leitora Talita Franco tambm contou ao GLOBO sua frustrao com o servio: Em outubro do ano passado, postei no correio uma carta registrada para Paris que no foi entregue. Reclamei e pediram 60 dias para verificar. At hoje, nada. No dia 28 de dezembro de 2012, postei outra carta, que at hoje tambm no chegou ao destino, e pedem mais dois meses para verificar.

O peso da correspondncia
O advogado Carlos Eduardo Balteiro Filho, morador da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, enfrenta problema diferente: costuma receber cartas que deveriam ter sido entregues em outros endereos.

Moro em um condomnio, numa rua transversal praia. Os carteiros no vm aqui com frequncia, apenas duas ou trs vezes por semana. E deixam aqui correspondncias de vizinhos e at de outros endereos. A impresso que querem apenas se livrar do peso da correspondncia e a despejam em qualquer lugar diz Balteiro Filho. No meu caso, no me canso de tirar segunda via de contas e faturas pela internet. E quem no tem acesso? Paga multa pelas contas que so entregues com atraso? Ligo para os Correios ou mando e-mail reclamando. Na maioria das vezes, devolvem o dinheiro corrigido. Mas o que o cliente realmente gostaria da boa prestao do servio, dentro do prazo.

Segundo Selma do Amaral, diretora de Atendimento do Procon-SP, ao postar uma correspondncia ou encomenda, o cliente e os Correios firmam uma relao de consumo como outra qualquer.

Em casos de extravio de correspondncia ou outro problema envolvendo o servio dos Correios, cabe ao consumidor o ressarcimento do que foi pago. No entanto, o consumidor ter de demonstrar que houve o dano. E importante sempre observar o preenchimento correto dos dados do destinatrio e do remetente, caso a correspondncia tenha de ser devolvida a quem a enviou. Esse um dever do consumidor. E o prejuzo tem de ser avaliado, estimado em consenso, de preferncia destaca Selma.

Janana Alvarenga, advogada da Associao de Proteo e Assistncia ao Direito do Consumidor (Apadic), lembra que so raros os casos de acordo por via administrativa quando se trata dos Correios. E as aes judiciais so longas.

Como o processo ser aberto contra uma empresa da Unio, o consumidor ter de recorrer Justia Federal, onde o trmite das aes mais demorado do que nos juizados estaduais. Uma ao dura, em mdia, oito anos para ser concluda. Ainda assim, vale a pena o consumidor exigir seus direitos. Nesses casos, no necessria contratao de advogado, basta apresentar nota fiscal do que foi postado para provar que houve extravio diz Janana.

Empresa diz cumprir metas
Os Correios informaram ter superado todas as metas estabelecidas pelo governo federal. E argumentaram que o atraso na entrega pode ter diversas causas, incluindo o trnsito de veculos e a insegurana em reas de risco, em capitais como Rio e So Paulo.

H vrios fatores que podem atrasar, dificultar ou mesmo impedir a entrega, como endereamento incompleto ou errado, embalagens inadequadas, falta de caixas receptoras de correspondncia, ausncia de pessoa para receber a entrega e dificuldade de acesso ao local. Aumentos de postagens em determinados perodos, sobretudo em decorrncia de promoes do comrcio eletrnico, podem tambm extrapolar a capacidade das linhas de transporte, o que exigir um tempo maior na transferncia dos objetos entre as unidades de origem e destino, informa a estatal em nota.

A empresa nega que haja problemas com o sistema de rastreamento e diz que o servio vai melhorar com o uso de smartphones pelos carteiros. A utilizao do novo aparelho, inicialmente apenas para o Sedex 10, a partir de maio, vai permitir que sejam passadas informaes em tempo real sobre a entrega da encomenda. Para os demais servios registrados, a implantao do sistema est prevista para ocorrer at o fim deste ano. Vai tambm ajudar a melhorar o planejamento e gerenciamento operacional e acelerar o retorno da informao ao cliente sobre a entrega do objeto, diz a nota.

Segundo a estatal, nos ltimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 470 milhes na ampliao de unidades, na aquisio de veculos, na compra de computadores e na contratao de 15 mil trabalhadores por concurso pblico. At abril, mais 6,6 mil sero admitidos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/servico-dos-correios-piora-irrita-clientes-7600148#ixzz2LFkkXswQ
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Fonte: O Globo - Online

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