Portal do Governo Brasileiro
Portal do Consumidor - Notícias
Aumentar Contraste Diminuir Fonte Aumentar Fonte







  
Notícias
Procon-RJ autua laboratórios de análises clínicas por produtos vencidos e tempo excessivo de espera
25/11/2013
imagem transparente

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) iniciou nesta sexta-feira, 22 de novembro, a Operação Drácula, cujo objetivo é fiscalizar grandes redes de laboratórios de análises clínicas. Os fiscais do Procon-RJ verificaram o tempo de espera dos clientes para fazerem seus exames, bem como a validade dos produtos utilizados nos laboratórios. Na ação foram vistoriados 10 laboratórios, no Rio e em Duque de Caxias: seis filiais do Bronstein, três do Labs D'or, e uma do laboratório Sérgio Franco. Dessas, quatro foram autuadas e serão multadas.

O caso mais grave encontrado pelos agentes do Procon-RJ foi na filial do Labs D'or em Botafogo, na Rua Pinheiro Guimarães. O laboratório tinha quatro frascos, de 300ml cada, do produto Gluc Up 100 com validade vencida no mês passado, que é utilizado em análises do nível de glicose.

Em outros três estabelecimentos, todos da rede Bronstein, os fiscais registraram o tempo de espera para realização de exame de 40 minutos ou mais. Em um deles - a filial de Madureira, na Rua Américo Brasiliense -, o tempo de espera chegou a 1h28min. Na filial de Copacabana, na Rua Xavier da Silveira, apenas sete dos 16 guichês de atendimento estavam funcionando, e o tempo de espera verificado pelos agentes foi de 50 minutos.

"É inadmissível um tempo de espera tão grande para pacientes que estão de jejum por mais de 12 horas para a realização de exames quando chegam ao laboratório", afirmou o diretor de fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos.

Foram vistoriados e não apresentaram irregularidades as filiais do Laboratório Bronstein de Botafogo, Bonsucesso e Duque de Caxias; as filiais do Laboratório Labs de Madureira e Bonsucesso; e a filial do Laboratório Sérgio Franco em Bonsucesso. A operação prossegue na próxima segunda-feira (25/11).

Balanço da Operação Drácula:

1 - Bronstein Tijuca (Praça Saens Peña, 45): Uma cliente alegou espera de 40 minutos. Sete dos oito guichês estavam funcionando.

2 - Bronstein Copacabana (Rua Xavier da Silveira, 59): Dos 16 caixas para atendimento, apenas sete atendentes estavam no guichê. Tempo de espera entre 40 e 50 minutos.

3 - Bronstein Madureira (Rua Américo Brasiliense, 135): Não possuía o Código de Defesa do Consumidor, não tinha o cartaz do Disque Procon 151 e o tempo de espera para atendimento no guichê era de 1h28.

4 - Labs D'or Botafogo (Rua Pinheiro Guimarães, 18): Quatro frascos, 300ml cada, de Gluc Up 100 vencidos em outubro de 2013 (serve para análise de glicose).



Fonte: procon RJ

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
imagem transparente




« Voltar
Notícias relacionadas
Clipping do Portal



Deseja receber o clipping?

 


Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros