Portal do Governo Brasileiro
Portal do Consumidor - Notícias
Aumentar Contraste Diminuir Fonte Aumentar Fonte







  
Notícias
Nota rasgada: veja quando ela vale e o que fazer para não perder o dinheiro
28/12/2006
imagem transparente

Quem nunca se deparou com uma nota rasgada na carteira ou então uma moeda já meio torta? O problema é quando você só percebe que seu dinheiro "tem algum problema" quando está olhando para o comerciante, que aguarda ansioso o recebimento dos valores em troca da mercadoria vendida.

O que fazer nesses casos? Se você continua frente-a-frente com o caixa e não tem outro meio de pagar pelo produto, o melhor é tentar um acordo ou utilizar cartão, cheque ou o que tiver em mãos: segundo o Banco Central, prestadores de serviços, transporte público, empresas, comércios, lojas ou qualquer outro estabelecimento não são obrigados a receber dinheiro danificado.

O que fazer?
Mas ainda fica a dúvida: esse dinheiro danificado foi perdido? Conforme o BC, existe luz no fim do túnel. Caso a cédula esteja rasgada, mas possua nitidamente mais da metade do tamanho original em um único pedaço, pode ser substituída, depositada ou utilizada em pagamentos diretamente na rede bancária.

O dinheiro também pode ser trocado diretamente no próprio BC. É para lá que vão todas as cédulas danificadas, que acabam sendo destruídas para que não voltem ao mercado.

Fique atento
Fique atento às notas que não possuem valor. De nada adiantará depositá-las em conta ou tentar trocar em alguma instituição financeira:
aquelas que tenham um fragmento ou um conjunto de fragmentos com menos da metade do tamanho original; aquelas recompostas ou formadas com pedaços de papel ou de outras notas.

Moedas

No caso de moedas, os direitos e restrições são bem semelhantes aos das cédulas. Aquelas que estiverem tortas, perfuradas, desfiguradas ou com outros danos, mas que estejam inteiras e não apresentem dúvidas quanto ao valor podem ser trocadas em bancos.

Fonte: InfoMoney

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.



Fonte: infomoney

Para acessar o site infomoney, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
imagem transparente





« Voltar
Notícias relacionadas
Clipping do Portal



Deseja receber o clipping?

 


Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros