Portal do Governo Brasileiro
Portal do Consumidor - Onde Reclamar
Aumentar Contraste Diminuir Fonte Aumentar Fonte








  
Onde Reclamar

O Portal do Consumidor não recebe reclamações sobre produtos ou serviços. As reclamações devem ser feitas diretamente aos órgãos de defesa do consumidor. Mas lembre-se, primeiro procure o fornecedor (quem vende ou fabrica) e faça sua reclamação.

Caso a empresa não solucione o problema, a sua reclamação deve ser dirigida aos órgãos de defesa do consumidor. Veja algumas orientações para reclamações sobre alimentos (Procon São Paulo), assuntos financeiros (Procon Paraná), habitação (Procon São Paulo), produtos (Procon DF), saúde (Procon Recife) e serviços (Procon São Paulo), em nossas páginas.

Para identificar os órgãos de defesa do consumidor para onde devem ser dirigidas as reclamações, selecione nos ícones abaixo a categoria referente ao assunto desejado. A opção Brasil, Estados e Municípios refere-se à área de atuação do organismo.

Escolha a Categoria:
Escolha um estado:

« Voltar
Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros